Hoje chegou um envelope com cartões postais que eu havia comprado. Um desses lotes chamados universais, que tem cartões de lugares variados (você não escolhe isso). Veio com 51 cartões e me custou R$ 20 mais as despesas de envio. Abri o envelope, comecei a olhá-los, até que me deparei com este:
Certamente o cenário foi modificado com o tempo - mas este interessante jardim é o Getsêmani. Foi ali, numa quinta-feira à noite, que Jesus retirou-se para orar. Também foi ali que Judas o traiu com um beijo e o entregou aos soldados. Ali Jesus foi preso. Eu estava impactado por ter nas mãos este cartão postal. Imediatamente comecei a chorar, enquanto vinham à mente vários hinos que falam sobre o sofrimento de Jesus.
Vindo ao mundo, deixou no céu palácios de marfim;
Glória não quis, em dor morreu, a cruz suportou por mim.
Só isso já era suficiente para me fazer feliz e pensar que paguei barato pelos postais. Mas ainda havia mais uma surpresa para mim enquanto olhava os outros cartões do lote. Não cheguei a chorar de novo, porque já o havia feito um minuto antes. Mas veja a foto abaixo. Consegue visualizar ali um rosto? Melhor dizendo, uma caveira?
É o Calvário! Este é o monte em que Jesus foi crucificado. Morreu para trazer salvação a este mundo e libertar uma raça escravizada pelo mal e pelo pecado. Para que eu e você não tivéssemos que pagar com a morte pelos nossos próprios erros. E, como disse o próprio Jesus em João 3:16, "para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna".
Estes retratos da salvação fazem com que eu a veja com cores mais vivas. É "a cor do Calvário", para citar o título de um hino conhecido no meio evangélico. Com o coração feliz, agradeço a Deus por estas duas surpresas e pelo dom da salvação.
Excelentes las postales que mencionas. Solo de leerlo ya te emocionas, me imagino de tenerlas en tus manos... felicitaciones!
ResponderExcluirGracias Dennis... fue un momento increíble, viene en la cabeza mucho de lo que ya leí y escuché en la iglesia. Esto toma otro color, parece que se vuelve más real, más palpable.
ResponderExcluirLindo post. Realmente, tem coisas que não tem preço nesta vida!
ResponderExcluirme emocionó tu emoción
ResponderExcluirMuito legal Mano.
ResponderExcluirMuy interesante. Sin dudas hoy debe de ser un lugar de Paz.
ResponderExcluirUn abrazo amigo.
-sergiotrico4ever-
Gostei do blog!
ResponderExcluirMano, eu tenho a foto atual de como está o Getsêmani. Está no meu facebook. O jardim virou uma plantação de Oliveiras e foi construída uma igreja ao lado...
ResponderExcluirDá uma olhada
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=137356049682883&set=a.137350296350125.35341.100002254653755&type=3&theater
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=137357456349409&set=a.137350296350125.35341.100002254653755&type=3&theater
Já em relação ao Calvário, há controvérsias sobre o local exato...
Mano: gracias por compartir las fotos y la experiencia. Linda reflexión. Un abrazo! Daniel Costa.
ResponderExcluirSão relíquias!
ResponderExcluirTe amo muuuuuuito meu Doce!!!
Sua Betinha
Silaine, obrigado pelas informações - você esteve lá e certamente sabe muito mais do que eu. Juntamente com as fotos, penso que elas rendem um novo post - até porque suas fotos são recentes, enquanto estes cartões são dos anos 60 ou talvez 70. Ao mesmo tempo, tenho alguns outros postais que podem dar sequência a estes "retratos da salvação". Já estou aqui pensando em quais serão os próximos a escanear.
ResponderExcluirObrigado Anderson, Raquel e minha doce Beta.
ResponderExcluirGracias Sergio, Iram080 y Daniel :-)
Parabéns Mano pelo blog !!!
ResponderExcluirValeu, amigo! Que bom que gostou.
ResponderExcluirMano! Parabéns pelo Blog! É a tua cara!!! Abração!
ResponderExcluirMelzinha, que bom ter você aqui! Beta e eu te amamos muito!
ResponderExcluir