quarta-feira, 2 de maio de 2012

Homenagens, discordâncias, partidos e mensalão

Lendo hoje a página do Estadão, encontrei um parágrafo mal escrito numa matéria cujo título é "Câmara de SP tenta dar medalha Anchieta a Fernando Haddad". Eis a pérola:

À frente do projeto que concede a honraria para Haddad, está a proposta de Agnaldo Timóteo (PR) que concede a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade para o apresentador da TV Record, Rodrigo Faro. Caso seja aprovado, as duas homenagens também serão entregues em sessão solene, com realização de coquetel no restaurante que funciona no subsolo do Palácio Anchieta.

Aprovado? No masculino e no singular, junto de "as duas homenagens"? E se for aprovada apenas a homenagem ao Haddad e não a outra, ainda assim as duas serão entregues? (Estou achando que sim, já que "aprovado" está no singular)

Ok, digamos que a palavra não tenha que concordar com as duas homenagens. Então vai concordar com o quê? Com "as propostas"? De novo discordo em gênero e número (e discordo também em grau se alguém disser "aprovadíssimos" hehehehe).

Só agora à noite é que fui entender que "aprovado" se refere ao projeto que tem à frente outra proposta. Tem sua lógica, mas não deixa de estar mal escrito.

Partidos

A matéria trata sobre este tipo de homenagem e termina com um parágrafo que também merece destaque:

Os vereador que mais apresentou projeto de homenagens este ano foi Floriano Pesaro, com cinco, seguido por Eliseu Gabriel (PSB) e José Police Neto (PSD), com quatro cada.

"Os vereador" me faz (ou me fazem?) discordar em número de novo. Mas isso é coisa pequena. Se você, além de pagar a conta, também acha que essas homenagens cerimoniosas são inúteis e desnecessárias, a menção ao deputado que mais apresentou estes projetos (cacete, outra vez tenho que discordar em número do que está no site do Estadão) certamente é algo negativo. São citados Floriano Pesaro, Eliseu Gabriel e José Police Neto - mas exatamente o primeiro deles não teve o partido mencionado. 

Pode parecer uma falha pequena, um lapso ou até um esquecimento, mas soa como se o jornal estivesse "preservando" o partido de uma menção negativa. Fui conferir: o excelentíssimo... não, me nego a chamar de excelente quem apresenta cinco projetos desse tipo parlamentar é do PSDB. Não que eu dê muita bola para teorias conspiratórias, mas é no mínimo estranho que seja justamente um cara do partido cujo pré-candidato (José Serra) foi apoiado pelo Estadão quando concorreu à presidência em 2010. Aí tem.

Cereja do bolo

Só pra encerrar com um toque de humor, quando li a notícia à tarde havia algumas manchetes abaixo com links para outros textos relacionados. Uma delas dizia: "Para Haddad, mensalão não prejudicará sua campanha". Rolei de rir. Todo mundo sabe que mensalão nunca prejudicou campanha nenhuma. Muito pelo contrário: financiou e irrigou várias delas (e não sou eu quem está dizendo, é o João Paulo Cunha que anda falando em "financiamento irregular de campanha").

Nenhum comentário:

Postar um comentário