terça-feira, 15 de outubro de 2013

Você valoriza o professor?

"Brasil, vamo' acordar, o professor vale mais que o Neymar". Quem não se lembra deste grito bastante repetido durante os protestos ocorridos em junho deste ano? Todos pensam que o Brasil deve valorizar mais os professores para que, desta maneira, a educação tenha mais qualidade e o país tenha um melhor futuro. Mas... quem é o Brasil?

Impressionante a capacidade que o brasileiro tem de resolver os problemas encontrando soluções para que os outros trabalhem. Valorizar o professor é uma delas. Todos devem valorizar os professores. É consenso. Então, cabe a pergunta: todos quem? Por exemplo, você. Isso mesmo, não adianta olhar para o lado. Você valoriza o professor?

Você, pai! Você valoriza o professor do seu filho? Você o trata como um mestre que tem um papel importante na formação escolar do seu garoto ou como um pobre coitado que não conseguiu uma profissão melhor? Você o trata como uma autoridade na escola ou como um imbecil que vive tolhendo a genialidade inata do seu filho? Quando seu filho tira uma nota baixa, você dá uma dura nele ou no professor?

Você, aluno universitário! Quem é o professor pra você? É um mero picareta que fica tagarelando na aula por não ter nada melhor pra ensinar? É um cara chato que dá uma aula maçante sobre um tema que você não está interessado e que nem imagina por que faz parte do currículo (como "Leitura e Produção de Textos") e que você assiste apenas metade da aula para, na outra metade, sair para jogar truco com os colegas? Ou é alguém que tem algo a ensinar se você tão somente tiver a disposição para aprender?

Você, aluno de segundo grau! Você valoriza seu professor? Ou não perde a chance de zoar com a cara dele, colocar um rabo de papel no jaleco, ficar apontando lanternas de laser para o quadro, enrolar o cara fingindo que presta atenção na aula pra depois chegar na prova e ficar contente porque tirou 6,5? Seu professor vale mais do que o Neymar? Você o respeita como autoridade na sala de aula ou deleita-se em desafiá-lo, mostrar que é mais esperto do que o trouxa e que não vai se submeter à ordem dele?

E você, aluno de primeiro grau! Valoriza o seu professor? Ou quer passar a aula toda desenhando, trocando figurinhas, falando besteira com o colega do lado e fingindo que está aprendendo? Suas notas são responsabilidade sua ou foi ele que te ferrou? Você o pinta como um diabo quando fala dele para os pais? Você está na escola para aprender com ele ou para impor os seus saberes?

Com tudo isso, existem bons e maus professores, existem os caras que acertam e os que erram (e eu poderia apresentar uma coleção de pérolas de sala de aula). Mesmo assim, você pode valorizar os professores graças à qualidade deles ou também pode valorizá-los apesar da qualidade. Seja você a mudança que quer ver no seu país.

Feliz Dia do Professor!

P.S.: Aqui está a professora que me alfabetizou. Tinha apenas 17 anos e minha turma foi a primeira da sua carreira, mas ela fez um belo trabalho. Dezoito anos depois voltei à cidade de Araguari para encontrá-la e agradecer.

Um comentário:

  1. Mano, como gostei do seu texto!
    Meu pai era professor, minha mãe também é. E, meu namorado, não sei se você conhece, também é.
    Convivo em um ambiente de professores e já presenciei fatos absurdos, de humilhação contra aqueles que deveriam ser exaltados por transmitir conhecimentos, formar pensadores, despertar senso crítico. Ser professor no Brasil não é fácil. Carga de trabalho alta, salários e condições de trabalho ínfimas. Falta de segurança, falta de respeito, ameaças em sala de aula, pais ignorantes que passam a mão na cabeça de filho mau caráter, alunos agressivos... Enfim, é complicado. A cada idiota que subestima um professor e não valoriza aquilo que ele pode lhe oferecer, temos o aumento IBH*.

    *Índice de Burrice Humana.

    Deixo esse vídeo de uma parte de um filme que adoro: "Ao Mestre com Carinho" (To Sir with Love).

    Nada mais é do que o reconhecimento dos alunos ao Mestre que tanto os fez crescer em vários aspectos.

    http://www.youtube.com/watch?v=2U-nM8Tp78Q

    ResponderExcluir