quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Terveiset Vimpelista

O ano era 1999. Numa tarde de domingo entrei num chat internacional do mIRC e comecei a conversar. Fiz amizade com uma menina da Finlândia e passamos a trocar e-mails. 

Um belo dia chegou um envelopão à minha casa (que eu retribuí mais tarde enviando uma camiseta de Brasília). Minha amiga estava me mandando uns materiais da cidade dela, Vimpeli, além de uma foto sua. Junto veio um cartão postal, cuja legenda dizia Terveiset Vimpelista. Nunca entendi o que isso significava, exceto pelo nome da cidade (e naquela época a enciclopédia google ainda não tinha um tradutor). Jaana Koivukoski (que gostava de ser chamada de Nanuska) não sabia, mas estava mudando minha vida para sempre.

Agarrei aquele cartão postal, procurei alguns outros que pude encontrar nas minhas coisas (uns 4 ou 5) e decidi começar ali uma coleção de postais. Coleção que no ano seguinte chegou a mil cartões, graças à amiga Emeri e também a um pacotão que comprei da Paraná Cart. E que hoje, tanto tempo depois, tem catalogados 8.739 cartões postais.

Um dos meus amigos daquela época (mas não do mIRC) e cuja amizade perdura até hoje é o italiano Andrea Camporese. Todo ano, no verão do hemisfério norte, ele sai de férias, vai para algum lugar diferente e me manda um cartão postal. E hoje chegou às minhas mãos a remessa deste ano, um postal da cidade finlandesa de Turku.

Do lado direito, alguns dizeres em três línguas: finlandês, alemão e inglês, nesta ordem. Em inglês era "greetings from", em alemão "grüsse aus" e em finlandês, uma palavra que me emocionou: "terveiset".

Treze anos depois, finalmente eu entendia os dizeres do cartão postal que mudou minha vida e me fez entrar neste vício maluco neste saudável hobby de colecionar o mundo em retângulos de papel. Terveiset Vimpelista significa "saudações de Vimpeli". 

Onde quer que você esteja, Jaana, receba minhas saudações de Brasília.

Um comentário:

  1. Que legal descobrir o "início" de tudo! :-)

    Sabe, Manoel... Acredito que tudo que nos acontece tem um propósito. Acho que já escrevi sobre isso ou já comentei a respeito em blogs de amigos.

    Achei nostálgico o texto! Eu, particularmente, sou super nostálgica! De vez em quando me surpreendo pensando em coisas aparentemente simples, mas que me fizeram uma diferença enorme.

    Não perco o encanto pelo passado e me ponho a refletir sobre cada acontecimento simples que influenciou a minha vida e que, talvez, tenha me tornado o que sou hoje.

    O legal de escrevermos é que exercitamos nossas memórias, nos remetemos a algumas experiências de vida dignas de serem lembradas e guardadas em cantos seletos da memória.

    Nessa esteira, mesmo correndo o risco de o comentário não estar aparentemente "concatenado" com o teor do seu post, complemento com algo que já comentei para um amigo: "Que as novas experiências, um dia, possam ser reabertas e trazerem novamente o encanto do passado, refletindo, sem hesitar, um belo futuro".

    Não sei se tal comentário "cabe" neste texto, mas foi o que pensei. O texto me levou a pensar em várias situações que vivi e que analisei de forma análoga, constatando o quanto algumas "surpresas" ou "coincidências" influenciaram minha trajetória, escolhas, pensamentos...

    Gosto muito dos seus textos, meu amigo! Encontro-me neles de um jeito ou de outro. Beijos.

    ResponderExcluir